Moradores de Araguaína cobram o início do funcionamento do Centro de Castração de Animais. O espaço ajudaria no controle de cães e gatos na cidade e a redução de animais abandonados.
Instituições de proteção a animais denunciam que o número de animais abandonados em Araguaína aumentou nos últimos anos. São várias as denúncias recebidas diariamente na cidade. Esses grupos defendem a implantação de um Centro de castração público para o controle populacional de cães e gatos.
O serviço é feito na cidade apenas em clínicas particulares e na escola de medicina veterinária da Universidade Federal do Tocantins. O custo de uma castração de um animal de pequeno porte na cidade é de R$ 800. Em 2017 a Prefeitura havia anunciado a construção desse centro público, mas até a momento a obra não foi entregue.
O Centro vai funcionar em um antigo posto de saúde da cidade, o prédio chegou a ser reformado, mas a empresa que forneceria os móveis foi descredenciada. Maria de Jesus Holanda, advogada da Associação de Proteção aos Animais de Araguaína, ressaltou que a implantação do centro é uma questão de saúde pública.
A Prefeitura de Araguaína informou que a previsão de entrega do Centro Municipal de Esterilização de Cães e Gatos é ainda neste semestre e que a obra está quase 100% concluída, faltando apenas acabamento com os mobiliários e limpeza. (CBN Tocantins)
Está concluída em ?