Araguaina

Empresas de Araguaína recebem orientações sobre o combate à dengue

Foto: Marcelo Martin

As orientações de combate ao Aedes Aegypti estão sendo levadas às empresas de Araguaína que solicitarem ações de educação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nesta terça-feira, 4, funcionários e pacientes do Hospital Municipal de Araguaína receberam palestra com distribuição de panfletos e um teatro com fantoches. Essa foi a segunda apresentação do grupo e mais duas estão programadas para este mês.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, do CCZ, Mariana Parente, a ação leva orientações que qualquer pessoa pode desempenhar. “Nós disponibilizamos um checklist com itens que as pessoas precisam observar, como a limpeza das calhas e caixas d’água. São locais de foco que podem ser limpos em poucos minutos, ao menos, uma vez por semana”, afirmou.

Foto: Marcelo Martin

A ação foi solicitada pela coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), Síntia Barros. “Aqui no HMA nós temos a vigilância dedicada ao local, mas é importante também dedicar a orientação às pessoas. Com ações simples, que se todo mundo fizer em suas casas, acabaremos com os focos do mosquito”, destacou.

Também administrada pelo ISAC, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), receberá o serviço de orientação do CCZ na quinta-feira, 6, às 8h30. Na segunda-feira, 10, às 8 horas, será a vez da Engenharia Estrutural e Consultoria (Enecol). O empresário pode solicitar a visita do CZZ pelos telefones 0800 646 7020, 3415-5307 ou 3411-7040.

Dados
Em relação ao ano passado, o mês de janeiro registrou uma queda de 47% no número casos de Dengue. Em 2019, foram 97 casos notificados, sendo 60 confirmados, enquanto neste ano foram 82 notificações, com 32 confirmações até o momento. Ainda não houveram casos confirmados de Chikungunya e Zika em 2020.