CIDADES

Em primeiro dia de mutirão no HGP, são realizadas 16 cirurgias ortopédicas

Em resposta à gestão focada em resultados, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou nesta segunda, 12, o primeiro dia de mutirão para realização de cirurgias ortopédicas em pacientes internados na unidade. Foram realizados 16 procedimentos, superando expectativas e números anteriores, alcançando este quantitativo de cirurgias da especialidade em um só dia na unidade.

A ação foi possível com o comprometimento da equipe gestora da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos para a realização dos procedimentos. A equipe multiprofissional do HGP contou com 20 profissionais, entre eles médicos ortopedistas, médicos residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentadores e a equipe da gestão do centro cirúrgico.

“Iniciamos ontem uma força tarefa das cirurgias ortopédicas no HGP e para que essa ação se tornasse possível, foi necessário reorganizar o mapa cirúrgico da unidade. Nossa expectativa com esta ação é reduzir o tempo de internação dos pacientes, reduzir a superlotação do hospital, otimizar a oferta do tratamento cirúrgico eletivo e  principalmente minimizar as possíveis sequelas em decorrência dos agravos”, afirmou o diretor técnico do HGP, Luciano Lopes.

A descentralização dos atendimentos de Saúde no Estado tem colaborado para ações como esta no HGP. Um exemplo é a unidade de Porto Nacional que, após contratação de equipe de especialistas ortopedistas, reduziu quase totalmente as transferências de pacientes para a Capital. O Hospital Regional de Miracema no último mês também realizou a primeira cirurgia ortopédica de urgência. A unidade se prepara para atender as especialidades de cirurgia geral e ortopedia com a realização de mais procedimentos, diminuindo assim a transferência de pacientes para o HGP.

Leonardo Toledo, diretor Geral do HGP, salientou a importância deste atendimento descentralizado.  “Com certeza contribui bastante com fluxo de trabalho e atendimento aqui no HGP”, disse. Em relação ao primeiro dia de mutirão, o diretor ressaltou sua confiança com o trabalho executado e ainda destacou seu contentamento com a conquista para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), “eles são os grandes beneficiados com esses procedimentos”.

O mutirão seguirá por um mês, utilizando dois centros cirúrgicos, conforme demanda do hospital. A reorganização do mapa cirúrgico, com possibilidade de realocação das demais especialidades em outros horários foi uma medida necessária e permitirá que a ação ocorra sem prejudicar pacientes de outras especialidades. O novo formato de fluxo de trabalho que está sendo feito no giro de leito do HGP tornou possível também o desafogamento dos corredores, que ficaram sem pacientes até o fim do dia. Segundo Leonardo, o trabalho continuará sendo feito para que a realidade apresentada no primeiro dia de mutirão seja mantida.

Em paralelo a ações que visam diminuir o tempo de internação de pacientes, está em fase de equipação dos 10 novos centros cirúrgicos do HGP que serão inaugurados em curto prazo, aumentando pela primeira vez seu quantitativo desde a inauguração da unidade, atendendo uma necessidade presente há anos. Assim será possível manter um alto nível do fluxo de pacientes e dar maior celeridade aos procedimentos eletivos, de urgência e emergência.

Radioterapia

Em alinhamento com os propósitos da gestão Estadual, o momento é importante para a Saúde tocantinense também em Araguaína. Os atendimentos da Radioterapia foram retomados na cidade nesta terça, 13. Para o mês de agosto, 27 pacientes estão agendados para a fase inicial do tratamento que consiste na adequação da proposta anatômica do paciente, seguindo para o tratamento propriamente dito no Acelerador Linear.

Gurupi

Além da pactuação com o serviço de hemodinâmica para Gurupi, que fortalecerá o atendimento de pacientes com infarto agudo do miocárdio, em breve o Hospital Regional de Gurupi receberá 10 novos leitos de UTI, chegando a 20 leitos para melhor atendimento dos pacientes internados. A cidade recebeu recentemente o governador Mauro Carlesse, que visitou as obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG), reiniciadas após pausa para readequações. A previsão é que a primeira etapa esteja concluída dentro de um ano, fortalecendo a alta complexidade na rede Estadual de Saúde.