CIDADES

Em Dianópolis: sala de perícias médicas do Justiça Bem Aqui é instalada na região Sudeste do Tocantins

O município de Dianópolis, na região Sudeste do Tocantins, passa a contar com a sala de perícias médicas instalada por meio do Ponto de Inclusão Digital (PID) – Justiça Bem Aqui. A inauguração ocorreu na tarde desta quarta-feira (18/9) no Fórum da Comarca de Dianópolis, onde o espaço está instalado, por meio de parceria do Poder Judiciário tocantinense com a Justiça Federal.

Antes da parceria, as perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, eram realizadas apenas na Capital ou em Araguaína e Gurupi. A criação das salas de perícias torna o serviço mais próximo do cidadão, explicou a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, ao inaugurar a sala do Sudeste, ao lado dos juízes federais  Igor Itapary Pinheiro (diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins), Fabrício Roriz Bressan (diretor da Subseção Judiciária de Gurupi).

É uma forma realmente de aproximar, de atender melhor a população de Dianópolis e região, que não vai precisar mais se deslocar para Palmas. É uma população vulnerável, sofrida, e mais precisa ir buscar seus direitos e nós sabemos o tanto que jogadores de deslocamento é difícil, seja por não ter condição, às vezes não consegue voltar no mesmo dia – desembargadora Etelvina Maria.

O diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, Igor Itapary Pinheiro, citou as demandas previdenciárias da subseção de Gurupi a mais de 350 km de distância que representam um desafio para a sociedade. “Nós estamos falando, talvez, da camada mais vulnerável da sociedade e que, muitas vezes, o próprio deslocamento já inviabiliza a consumação de um direito”, disse, ao lado do também juiz federal Fabrício Roriz Bressan e do diretor de Secretaria da Subseção Judiciária de Gurupi, Cristiano Oliveira Ribeiro Prado.

“Então pra nós, é uma alegria muito grande poder inaugurar ao lado do Tribunal de Justiça, mais esta sala de perícia, e talvez não consiga fazer ideia o quanto isso vai trazer de alento para uma parcela da sociedade é muito sofrida”, completou.

As salas de perícias médicas semelhantes também foram inauguradas em Araguatins (10/9) e Guaraí (26/8), aproximando o(a) cidadão(ã) dos seus direitos.

Também estavam presentes na inauguração, a diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto, os juízes que atuam na Comarca, o diretor do Foro Rodrigo da Silva Perez Araujo e João Alberto Mendes Bezerra Júnior, as diretoras do Tribunal de Justiça, Kézia Reis (Comunicação) e Márcia Mesquita (Gestão de Pessoas) e a chefe da Junta Médica, Bárbara Khristine Álvares de Moura Carvalho Camargo.

Fotografia colorida que mostra um cômodo da sala de perícias com cadeiras, mesas, um televisor.

Agendamentos

Os agendamentos das perícias ficarão sob a responsabilidade da Justiça Federal e da Junta Médica, conforme as demandas que surgirem, e os atendimentos serão realizados por médicos peritos cadastrados na Justiça Federal e credenciados ao TJTO. Atualmente, a Junta Médica do Judiciário tocantinense possui 35 peritos, entre cadastrados na Justiça Federal e credenciados no Tribunal de Justiça.

Os médicos da região interessados em se credenciar no TJTO devem entrar em contato pelo e-mail: juntamedica@tjto.jus.br. Cadastros na Justiça Federal devem ser realizados pelo link https://ajg1.cjf.jus.br/ e e-mail: nucod.to@trf1.jus.br.