O município de Dianópolis, na região Sudeste do Tocantins, passa a contar com a sala de perícias médicas instalada por meio do Ponto de Inclusão Digital (PID) – Justiça Bem Aqui. A inauguração ocorreu na tarde desta quarta-feira (18/9) no Fórum da Comarca de Dianópolis, onde o espaço está instalado, por meio de parceria do Poder Judiciário tocantinense com a Justiça Federal.
Antes da parceria, as perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, eram realizadas apenas na Capital ou em Araguaína e Gurupi. A criação das salas de perícias torna o serviço mais próximo do cidadão, explicou a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, ao inaugurar a sala do Sudeste, ao lado dos juízes federais Igor Itapary Pinheiro (diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins), Fabrício Roriz Bressan (diretor da Subseção Judiciária de Gurupi).
É uma forma realmente de aproximar, de atender melhor a população de Dianópolis e região, que não vai precisar mais se deslocar para Palmas. É uma população vulnerável, sofrida, e mais precisa ir buscar seus direitos e nós sabemos o tanto que jogadores de deslocamento é difícil, seja por não ter condição, às vezes não consegue voltar no mesmo dia – desembargadora Etelvina Maria.
O diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, Igor Itapary Pinheiro, citou as demandas previdenciárias da subseção de Gurupi a mais de 350 km de distância que representam um desafio para a sociedade. “Nós estamos falando, talvez, da camada mais vulnerável da sociedade e que, muitas vezes, o próprio deslocamento já inviabiliza a consumação de um direito”, disse, ao lado do também juiz federal Fabrício Roriz Bressan e do diretor de Secretaria da Subseção Judiciária de Gurupi, Cristiano Oliveira Ribeiro Prado.
“Então pra nós, é uma alegria muito grande poder inaugurar ao lado do Tribunal de Justiça, mais esta sala de perícia, e talvez não consiga fazer ideia o quanto isso vai trazer de alento para uma parcela da sociedade é muito sofrida”, completou.
As salas de perícias médicas semelhantes também foram inauguradas em Araguatins (10/9) e Guaraí (26/8), aproximando o(a) cidadão(ã) dos seus direitos.
Também estavam presentes na inauguração, a diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto, os juízes que atuam na Comarca, o diretor do Foro Rodrigo da Silva Perez Araujo e João Alberto Mendes Bezerra Júnior, as diretoras do Tribunal de Justiça, Kézia Reis (Comunicação) e Márcia Mesquita (Gestão de Pessoas) e a chefe da Junta Médica, Bárbara Khristine Álvares de Moura Carvalho Camargo.
Agendamentos
Os agendamentos das perícias ficarão sob a responsabilidade da Justiça Federal e da Junta Médica, conforme as demandas que surgirem, e os atendimentos serão realizados por médicos peritos cadastrados na Justiça Federal e credenciados ao TJTO. Atualmente, a Junta Médica do Judiciário tocantinense possui 35 peritos, entre cadastrados na Justiça Federal e credenciados no Tribunal de Justiça.
Os médicos da região interessados em se credenciar no TJTO devem entrar em contato pelo e-mail: juntamedica@tjto.jus.br. Cadastros na Justiça Federal devem ser realizados pelo link https://ajg1.cjf.jus.br/ e e-mail: nucod.to@trf1.jus.br.