Araguaina

Desconto de 10% para pagamento à vista da contribuição da coleta de lixo segue até 29 de julho

Até o dia 29 de julho, os contribuintes de Araguaína ainda terão o desconto de 10% no pagamento à vista da contribuição da coleta de lixo. A guia para o pagamento pode ser baixada no site da Prefeitura ou retirada pessoalmente na Secretaria Municipal da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação.

A contribuição também pode ser parcelada em até seis vezes sem juros. Segundo o secretário Fabiano Souza, durante todo o mês de julho, a Prefeitura de Araguaína fará o envio dos boletos via SMS e também por Whatsapp oficial, que contém um selo de autenticidade (símbolo verde ao lado do número). O objetivo é facilitar o acesso ao pagamento e evitar filas e aglomerações na secretaria.

“Nossa expectativa é alcançar os mais de 130 mil imóveis edificados e não edificados da cidade. A contribuição é fundamental para a manutenção do serviço de coleta de lixo nos bairros”, explicou o secretário.

Digital que facilita
Todos os anos, logo em janeiro, o representante comercial Antônio Martins se programa para baixar o boleto da contribuição da taxa do lixo no site da Prefeitura de Araguaína.

“Facilita muito minha vida, porque consigo baixar as guias dos imóveis e lotes que estão no meu nome e da minha família. Essa agilidade ajuda a ficar em dia com os impostos”, contou Antônio.

Como baixar o boleto
No site da Prefeitura de Araguaína (https://araguaina.to.gov.br/), a pessoa deve clicar no banner Cidadão, à esquerda. Na lista de serviços, ela deve clicar na quinta opção, “Emitir Taxa de Coleta de Lixo”. Na nova tela, o contribuinte preenche com seu CPF ou CNPJ da empresa. Ao abrir as opções de imóveis, é só clicar na lupa à esquerda. Irá abrir uma lista com as parcelas do IPTU e a da Taxa de Lixo, a última da lista. Então o contribuinte clica no botão à esquerda, com o desenho de uma impressora.

Presencialmente na secretaria
Outra opção é retirar o boleto na sede da Secretaria da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação de Araguaína, localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro. A Prefeitura também dá a opção de retirar o boleto já com o parcelamento. Mais esclarecimentos podem ser realizados pelos telefones (63) 3411 7165, 3411 7148, 3411 7149 ou pelo WhatsApp institucional (63) 99935 7789 e 99957 9312.

Recurso fundamental
A contribuição da coleta de lixo permite que a Prefeitura amplie os serviços da própria coleta, além da saúde, educação, moradia, trabalho, proteção à infância, segurança, lazer, entre outros.

Atualmente, o serviço recolhe uma média de 120 toneladas de lixo por dia e todo o resíduo é destinado ao Aterro Sanitário Municipal, localizado a 30 km de Araguaína, às margens da BR-153. O aterro foi implantado em 2015 e Araguaína se tornou a primeira cidade do norte do Tocantins a cumprir rigorosamente a legislação ambiental

Entenda a contribuição
O valor é calculado a partir da divisão do custo do serviço de coleta de lixo pela quantidade de terrenos em Araguaína. A contribuição é proporcional ao tamanho do imóvel e tem relação com a quantidade de vezes em que o caminhão passa pelo local, que pode ser diário, duas e três vezes por semana.