O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, juntamente com os delegados de Polícia Civil Bernardo José Rocha Pinto, Evaldo de Oliveira Gomes, Milena Santana de Araújo Lima, Ricardo Francisco Real de Castro e Wanderson Chaves de Queiroz, recebeu o certificado de conclusão do 1º Curso Superior de Polícia (CSP/2022) – Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais.
A formatura, que ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, na manhã desta sexta-feira, 12, certificou um total de 54 formandos.
O curso teve como objetivo principal o desenvolvimento de habilidades e competências estratégicas no campo das ciências policiais para o exercício da gestão em segurança pública e é fruto da parceria entre a Polícia Militar do Tocantins e a Universidade Estadual do Tocantins.
O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota, destacou que os conhecimentos adquiridos foram valorosos para os agentes da segurança e para a população em geral, que agora contará com uma polícia mais capacitada. “Essa capacitação permitiu que os policiais adquirissem não somente conhecimento técnico, mas também pudessem se integrar para realizar um trabalho de maneira conjunta. E quem ganha com isso é a população, que terá uma polícia mais bem preparada para o combate à criminalidade”.
O formando e delegado, Ricardo Real, ressaltou ainda que os delegados poderão ser multiplicadores desses conhecimentos, levando para o efetivo da Polícia Civil o conhecimento adquirido. “Os agentes da segurança pública têm essa necessidade constante de adquirir conhecimento, se atualizar com questões novas que surgem a partir da segurança pública, e essas capacitações periódicas são essenciais para um bom desempenho da nossa profissão. Quem teve a oportunidade de participar do curso, certamente vai funcionar como multiplicador dentro da nossa instituição, passando esse conhecimento para outros profissionais e certamente o nível do serviço que entregamos para a população será melhor”.
A cerimônia de formatura contou com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, paraninfo da turma, e do comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.
Sobre o curso
O curso teve carga horária de 420 horas/aula distribuída em oito disciplinas: Políticas Públicas, Cidadania, Justiça e Segurança Pública, Gestão Estratégica de Segurança Pública, Teoria das Ciências Policiais, Sociologia do Crime, Saúde e Qualidade de Vida, Metodologia da Pesquisa Científica, Seminários e Palestras e a Elaboração e Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.