Geral

Criada há quase três anos, Delegacia de Repressão a Roubos da Polícia Civil celebra redução deste tipo de crime em Araguaína

A Polícia Civil do Estado do Tocantins celebra neste início de mês de outubro um importante marco histórico no combate à criminalidade na cidade de Araguaína.  Trata-se da marca de 500 casos de roubos que foram apurados pela Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) desde sua implantação em 2018 e também dos mais de 500 indivíduos indiciados por envolvimento em crimes de roubo ocorridos na cidade. Outra marca já contabilizada pela unidade foi o aumento de 500% de aumento em imputação de crimes de receptação.

Para o delegado-chefe da DRR, Felipe Crivelaro, atingir a marca de 500 casos apurados demonstra o comprometimento e a dedicação dos policiais civis da unidade no desempenho cotidiano de suas funções. Ele ressalta que anteriormente não existia uma unidade especializada que pudesse reunir as investigações de crimes de roubo na cidade, mas que isso se tornou uma necessidade ante ao elevado número de ocorrências dessa natureza.

“A criação e instalação da DRR pela Secretaria de Estado da Segurança Pública foi de extrema valia para a cidade de Araguaína porque se trata da primeira unidade especializada unicamente na investigação de crimes de roubo do Estado”, frisa o Delegado ao explicar que, em razão disso, é possível planejar e focar em ações voltadas à desarticulação de associações criminosas que atuam em roubos, bem como identificar os indivíduos considerados como assaltantes profissionais.

Foto: Fatos e Noticias

O delegado Felipe Crivelaro destacou também que os crimes de roubo têm pena mínima de quatro anos de prisão. Desse modo, disse ele, 500 casos apurados somam em torno de dois mil anos de prisão em condenações, demonstrando a capacidade técnica da unidade. O Delegado frisou ainda que o modelo de gestão de investigação utilizado pela unidade tem ganhado projeção nacional, sendo debatido e aprimorado em diversos canais jurídicos e policiais em nível nacional.

 

Pareto

O delegado da DRR, Breno Eduardo Campos Alves, recorda que a criação da unidade pela Secretaria de Estado da Segurança Pública teve o objetivo de reunir e centralizar as investigações referentes a roubos em Araguaína. O Delegado explica que, desde então, a DRR adotou um protocolo de investigações valendo-se da metodologia “pareto”, uma inovação de gestão que permitiu a unidade maximizar os resultados e fortalecer às investigações de crimes de roubo na cidade.

O delegado Breno Eduardo afirma que o trabalho desenvolvido pela DRR é motivo de muita satisfação e orgulho, não somente para a Polícia Civil, como também e, principalmente, para a sociedade araguainense, maior beneficiada do resultado atingido. Segundo ele, a metodologia “pareto” adotada pela unidade contribuiu de forma decisiva para o alcance dos resultados. “Tivemos em 2018 um total de 2.111 casos de roubo registrados na cidade e, em 2019, esse número caiu para 1.681 crimes de roubo, ou seja, uma redução de mais de 20%”, ressalta o Delegado ao informar que em 2020 a unidade registrou 886 casos, “o que indica uma redução ainda maior”.

O delegado Breno Eduardo destaca que a redução impactou diretamente na sensação de segurança que a Polícia Civil transmite ao cidadão que reside na cidade, e também para aqueles que visitam Araguaína a lazer ou a negócios. “Sem dúvida, isso fomenta o crescimento da cidade, que já tem mais de 180 mil habitantes e traz a tranquilidade necessária para a população”.