Araguaina

Confira o que abre e o que fecha em Araguaína feriado de Corpus Christi

Comércio de Araguaína / Foto: divulgação

No feriado de Corpus Christi, comemorado no dia 20 de junho, os órgãos públicos municipais de Araguaína não terão expediente nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21. O Decreto n° 156/2019 que declara ponto facultativo nas datas foi publicado na edição n° 1834 do Diário Oficial do Município.

O documento, assinado pelo prefeito Ronaldo Dimas, ressalta que as datas se referem ao feriado facultativo de Corpus Christi, celebrado no dia 20, e a sexta-feira subsequente, intercalada entre o feriado e o final de semana. Os atendimentos só retornam normalmente na próxima segunda-feira, 24.

O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não podem ser interrompidos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

Comércios e Supermercados

A Federação de Comércio do Estado do Tocantins informou que os comércios abrirão normalmente no feriado de Corpus Christi. Os supermercados devem prestar atendimento em horário normal.

Correios

Os Correios informaram que as agências de atendimento ficarão fechadas e não haverá serviço de entrega na quinta-feira (20). A partir de sexta-feira (21), as unidades voltam a funcionar normalmente, bem como a entrega de encomendas.

Bancos

O Sindicato dos Bancários informou que as agências ficarão fechadas neste feriado de quinta-feira (20). O atendimento ao púbico deve retornar no dia seguinte, sexta-feira (21).

Corpus Christi

Festa religiosa católica, comemorada 60 dias depois do domingo de Páscoa, que tem por objetivo celebrar a institucionalização da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Uma das tradições da festa, iniciada na Bélgica no século 13, é a confecção de tapetes coloridos que servem de homenagem à passagem da procissão.

De acordo com decisão do Ministério do Planejamento, publicada em dezembro de 2018 no Diário Oficial da União (DOU), a partir deste ano a data ficou definida como ponto facultativo, cabendo aos municípios e empregadores decidir se aderem ou não ao feriado.