TRÂNSITO

Condutor fique atento com os cuidados para viajar no fim de ano

Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas pessoas pegam a estrada para visitar a família ou simplesmente viajar para algum lugar desejado. Pensando nisso o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), traz algumas orientações para o condutor alertando sobre os cuidados necessários com o seu veículo.

Os preparativos que antecedem a viagem devem ser iniciados com a revisão preventiva do seu veículo. Verifique os freios, faróis, motor, pneus e estepes, limpadores de vidro e triângulos de sinalização. Falhas mecânicas e elétricas podem causar contratempos na viagem e acidentes nas vias, colocando os passageiros e outros condutores em risco.

Os documentos de porte obrigatório do veículo e do condutor devem estar regularizados, para viagens e no cotidiano. O licenciamento, CRLV e a CNH devem estar atualizados para o ano vigente. Caso o condutor não queira levar a versão impressa da CNH  e CRLV, esses documentos podem ser apresentados na versão digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Combinar álcool e direção é perigoso. O álcool inibe os sentidos do condutor, tornando-o vulnerável e lento, assim não terá autonomia para conduzir o veículo, podendo causar acidentes na via. Outro cuidado a ser tomado é o uso correto das cadeirinhas e assentos elevados, caso alguma criança entre 0 a 7 anos esteja presente na viagem. “Esteja atento para a manutenção do seu veículo, não consuma álcool ao dirigir, e para a segurança no transporte das crianças, tomando esses cuidados você terá uma viagem tranquila e sem incidentes nas vias.”, é o que recomenda Matorama Silva, Gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO.

A embriaguez ao volante é crime conforme estabelece o Art. 306 do Código de Transito Brasileiro (CTB).  As penalidades – detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

A multa é gravíssima, o valor é da ordem de R$ 2.934,70 além do condutor perder o direito de dirigir por 1 ano e sua CNH suspensa.

A gestão do Órgão tem o compromisso de alertar e educar o usuário para que o trânsito nas vias seja seguro para todos os condutores.