ESTADO

Com apoio do Governo do Tocantins, exposição leva arte urbana para a Galeria Salve em Palmas

  • Contemplada pelo edital Artes Tocantins 2023 da Lei Paulo Gustavo (LPG), lançado pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura (Secult), a exposição “Muro Vira Tela”, da dupla de artistas Fábio Henrique Bastos e Douglas Jacinto, conhecida como Moss, abre as portas no dia 1º de novembro na Galeria Salve, localizada na Praça das Artes do Espaço Cultural de Palmas. O projeto recebeu um aporte de R$ 40.000,00 para trazer obras de arte de rua para dentro de uma galeria, em telas menores e mais detalhadas.

A proposta tem como objetivo transformar a maneira como a arte urbana é percebida e proporcionar uma experiência imersiva e acessível ao público. Com curadoria de Ronan Gonçalves, o projeto apresenta uma mistura de técnicas, como pinturas em telas, placas, tecidos e até nas paredes da galeria. “Muro Vira Tela surge como um desafio. Sair do meio urbano e entrar para o ambiente de galeria, com telas menores e mais delicadas demanda um trabalho mais cuidadoso e paciente. É algo novo para nós”, explicou Fábio.

A iniciativa também promove a educação artística, com foco especial em estudantes e professores, por meio de parcerias com escolas e universidades. A organização também planeja ações como um programa de visitas escolares guiadas e colaborações com professores de arte, além de uma exposição itinerante em escolas. Para garantir a acessibilidade, a ação contará com informações em Braille para pessoas com deficiência visual. Placas descritivas serão instaladas ao lado de cada obra, fornecendo detalhes sobre as criações.

“Muro Vira Tela” busca redefinir a percepção da arte urbana ao transportá-la dos muros das cidades para o espaço de uma galeria de arte convencional. A iniciativa é aberta ao público, com classificação livre, e convida o espectador a repensar a arte das ruas “A arte urbana muitas vezes é tratada como uma arte marginalizada, afetando a percepção do público geral. A ideia da exposição é trazer a arte das ruas para uma nova roupagem que pode aproximar o público, criando uma experiência imersiva, alterando a escala das pinturas, alterando a visão da população a respeito da arte urbana”, destacam os proponentes no projeto, que foi contemplado na categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais.

Conheça os proponentes

Fábio Henrique Bastos e Douglas Jacinto se conheceram em 2016 na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde uma amizade baseada na arte se formou. Juntos, trabalharam na criação de peças de divulgação para eventos culturais. Na época, Fábio era produtor cultural do coletivo Árvore Seca, enquanto Douglas atuava como ilustrador. Em 2018, decidiram se aventurar na vertente do muralismo, pintando seu primeiro mural sob o nome de Moss, localizado na parte interna de um estabelecimento de Palmas. Desde então, a dupla já realizou mais de 20 murais.

Ficha técnica

Artista 1: Douglas Jacinto (Moss)
Artista 2: Fábio Henrique Bastos (Moss)
Produção Executiva: Fábio Henrique Bastos
Assessoria de Imprensa: Philipe Ramos
Produtor Audiovisual: Lucas Castilho
Curadoria: Ronan Gonçalves
Social Media: Douglas Jacinto