Através do Programa Saúde Já, que realiza cirurgias que muitas vezes se esperam por anos, a Prefeitura de Araguaína está conseguindo atender uma importante demanda da cidade, com cirurgias de especialidades complexas como Otorrinolaringologia, Ginecologia, Ortopedia e tantas outras. A Câmara Municipal destinou todas as emendas impositivas dos vereadores que são obrigatoriamente para a saúde, para que sejam aplicadas nesse programa que já está em andamento e que recebe também recursos federais.
“Procurem a Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou da sua região. A Prefeitura, através da Secreteria Municipal de Saúde, tem trabalhado muito pela nossa gente, e eu sempre faço questão de dar publicidade a isso, pois tem gente que espera a tantos anos por uma cirurgia eletiva e agora podemos ver acontecer aqui pelo município. Fico muito feliz em poder destinar todas as minhas emendas impositivas para esse projeto. Nos anos antoriores já apliquei recursos para o CCZ, Centro de Fisioterapia e Centro odontológico, e agora é a vez das cirurgias eletivas” – Disse o Vereador Luciano Santana ao Portal Fatos e Notícias
A meta é que, semanalmente, cada uma das especialidades realize 40 atendimentos, uma média de 640 consultas mensais. A estrutura do local oferece três recepções para agilizar os atendimentos e cinco consultórios.
Na mesma unidade também é realizada as consultas de pré e pós-operatórias do programa Araguaína Cuida, que realiza gratuitamente cirurgias eletivas em laqueadura, vasectomia, cirurgias gerais e ginecológicas. Ambos os serviços são custeados por meio de uma emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões do senador Irajá, repassada via Ministério da Saúde.