CIDADES

Centro de Fauna realiza soltura de Tuiuiú resgatado em Formoso do Araguaia em área próxima à Ilha do Bananal

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), fez nesta última quarta-feira, 24, a soltura de um Tuiuiú (Jabiru mycteria) em uma área do município de Lagoa da Confusão, nas proximidades da Ilha do Bananal, onde havia também por perto outros exemplares da espécie.

Resgatado no dia 15 de janeiro, na zona urbana de Formoso do Araguaia, e encaminhado para o Cefau, em Palmas, o pássaro recebeu todos os cuidados necessários para que retornasse ao meio ambiente. Em sua estadia no Centro, ele foi avaliado por um médico veterinário e por um zootecnista. Recebeu alimentação adequada e não necessitou de nenhum tipo de medicação, estando apto à soltura.

O resgate

Encontrado no centro de Formoso do Araguaia, o Tuiuiú foi alimentado por moradores locais. O resgate do Cefau foi acionado via contato da Defesa Civil Municipal. Na ocasião, o Tuiuiú apresentava patas aparentemente pintadas, algumas alterações no bico e vomitou após ser acomodado no compartimento de transporte de animais silvestres. O pássaro não apresentou resistência significativa e não foi acometido à situação de estresse durante o translado.

Recomendações

Para segurança da população e dos próprios animais silvestres, a equipe do Cefau orienta a população que não tente se aproximar ou alimentar estes animais. Ao se deparar com alguma espécie silvestre, recomenda-se ligar para o telefone da Linha Verde do Naturatins – 0800 063 1155 / Zap Linha Verde: (63) 99106-7787; Polícia Ambiental e/ou Guarda Metropolitana e Corpo de Bombeiros Militar.

Edição: Flávia Mendes

Equipe do Cefau do Naturatins fez a soltura do pássaro nas imediações da Ilha do Bananal – Divulgação/Naturatins 

Naturatins recomenda à população que, ao encontrar animais silvestres, acione os canais adequados para resgate; não tente se aproximar e nem dê alimentos a estes animais – Divulgação/Naturatins 

Tuiuiú foi solto no município de Lagoa da Confusão; nas proximidades da Ilha do Bananal e com pássaros da mesma espécie por perto – Divulgação/Naturatins 

Após receber os cuidados necessários, Tuiuiú foi reinserido no meio ambiente – Divulgação/Naturatins