Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção e evitar o desencadeamento de transtornos mentais entre os bombeiros, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins esta fazendo um estudo acerca da saúde mental dos militares. Na manhã desta sexta-feira, 1º de março, os testes foram aplicados no Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas.
A Diretoria de Saúde e Assistência Social – DISAS do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio do Centro Integrado de Saúde e Atenção Psicossocial (CISAS), através de sua equipe de Psicologia, é a responsável pela coordenação das avaliações psicológicas em todas as unidades do CBMTO do Estado. A empresa Perspectiva Assessoria em Recursos Humanos LTDA de Belo Horizonte/MG ganhou a licitação e está aplicando os testes.
As avaliações focaram em cinco tipos de transtorno mentais mais comuns entre os bombeiros militares de acordo com a literatura e relatórios da Junta Militar Central de Saúde, sendo eles: transtorno depressivo, transtorno de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool e de outras substâncias psicoativas e síndrome de burnout.
A psicóloga tenente-coronel do CBMTO, Juliana Pinto Corgozinho, explica que essa ação estava prevista desde 2022. “Essa ação foi prevista no Plano de Aplicação de 2022 referente aos recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, tais recursos são enviados anualmente para serem usados em ações que promovam valorização e qualidade de vida do militar, incentivando que façamos ações voltadas ao desenvolvimento da saúde mental do servidor, de preferência de forma preventiva. Essa é a primeira ação que fazemos com levantamento de dados utilizando os recursos do Fundo, para termos um ponto de partida, para assim saber quais as ações e estratégias futuras precisam ser feitas para atender as necessidades já existentes. Com os dados levantados nessa análise, vamos elaborar o plano que será executado em 2025”, explica a Tenente-Coronel Juliana.
As avaliações iniciaram na segunda-feira, 26, na unidade de Araguatins; no dia seguinte foi feita em Araguaína; na quarta-feira, 28, em Colinas; na quinta-feira, 29, em Paraíso; hoje e na segunda-feira, 4, em Palmas; seguindo para Porto Nacional na terça-feira, 5; Gurupi dia 06 e finalizando quinta-feira, 7, em Dianópolis.