Mais uma ação da Prefeitura de Araguaína para o Mês da Árvore foi realizada na tarde desta quarta-feira, 18. Com a apoio técnico e doações de mudas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os alunos da Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa realizaram o plantio de árvores na praça do Setor Santa Terezinha, que fica ao lado da unidade de ensino. A atividade faz parte do processo de revitalização da praça que foi adotada pelos adolescentes.
“O primeiro passo foi disponibilizar mudas nativas para o plantio e vamos continuar ajudando os alunos na revitalização da praça. O próximo passo é ajudar na ornamentação do jardim, com vasos feitos de pneus. Fica muito bonito quando são pintados. Ficará uma praça colorida”, contou o coordenador de Educação Ambiental da Prefeitura, Francisco Tibério Dias.
Foram plantados exemplares de Angico, Ipê Amarelo, Pé de Purgão, Jatobá, Pau Ferro, Oiti, Copaíba, Ingá, Olho de Boi, Fava de Bolota e Sucupira. Todas as espécies receberão placas de identificação com nomes científico e popular, e também grades para proteção e condução do seu crescimento.
Semente plantada
Segundo a diretora da escola, Vanda Lima, a ideia surgiu da necessidade de melhorar o ambiente ao redor. “A gente já notou uma diminuição de temperatura depois que foram plantadas as árvores na calçada da escola e resolvemos levar isso também para a praça”, relatou. Para ela, o mais importante da ação se tornou o envolvimento dos alunos no projeto.
“Eles mesmo limparam a praça para este plantio e estão indo nos vizinhos pedir para que cada um adote uma árvore para molhar. Envolver a comunidade e formar cidadão para vida é o papel da escola, disto tenho certeza de que já ficou plantada a sementinha neles”, afirmou a diretora Vanda Lima
Formando raízes
As alunas do 7º ano da escola Emily Costa e Roberto Santos, 16 e 13 anos, deram início ao plantio de mudas na praça. Para Emily, que se mudou de Estreito, no Maranhão, para Araguaína, a experiência tem sido importante também para criar uma identificação com a cidade e fortalecer as amizades. “Nós vamos juntas conversar com os vizinhos para cuidarem da praça, que já estou gostando em pouco tempo que estou aqui”, contou a aluna.