Política

Autistas terão informação na identidade: Projeto é do deputado Issam Saado

A pessoa com Transtorno do Espectro Autista terá essa informação no documento de identificação que for emitido no Estado Tocantins. A ideia foi proposta em Projeto de Lei de autoria exclusiva do deputado estadual Issam Saado (PV) e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa (Aleto) nesta terça-feira, 5, junto a outros projetos semelhantes – que incluem na identidade também as informações de doador de órgão, tipo sanguíneo, alergia e pessoa com deficiência (PCD), propostas pelos deputados Ricardo Ayres e Glaydson Nato.

“É a vitória do povo, das famílias que tanto sofrem. Eu sou apenas um instrumento para levar o desejo dessas famílias de autistas, que zelam principalmente pela segurança deles. Ter o dado identificado na identidade é uma medida para garantir a segurança desses cidadãos”.

A finalidade do projeto é garantir, seja emergencialmente, seja regularmente, um atendimento prioritário em serviços e outros benefícios inerentes às pessoas com deficiência que possuem o transtorno do espectro autista, conforme a justificativa do Projeto. Torna importante salientar, também, que a pessoa autista não é facilmente identificável, já que os sinais desenvolvem-se gradualmente, sendo uma condição permanente e que precisa de diagnóstico clínico.