Entre os dias 12 e 14 de janeiro, alunos do Dojo de Ouro do 1º Batalhão de Polícia Militar do Tocantins competiram no “Summer Open Kids”, um evento de Jiu-Jítsu infanto juvenil, na faixa etária de 15 anos, na modalidade meio pesado, até 65 kg, faixa verde. O campeonato aconteceu no Rio de Janeiro.
O campeonato, “RIO SUMMER KIDS INTERNATIONAL OPEN”, pertence à organização International Brazilian Jiu-Jitsu Federation; durante o evento o aluno Júlio César, do Dojô do 1ºBPM se destacou ao conquistar o terceiro lugar.
Essa conquista não foi apenas individual, mas sim uma representação do esforço coletivo e do espírito de superação dos atletas do Dojô de Ouro do 1° Batalhão da Polícia Militar. Com a vitória o atleta embarcará para a próxima etapa da competição que acontecerá em Florianópolis, onde enfrentará desafios ainda mais intensos. O atleta disputará o Sul-Americano em março, novamente no estado do Rio de Janeiro.
Dojô de Ouro
O projeto social “Dojô de Ouro” foi implantado pela Polícia Militar no 1º BPM em 2015, com o propósito de melhorar a qualidade de vida no trabalho dos militares, policiais e bombeiros e prepará-los para suas funções por meio da prática de artes marciais. Desde então, o projeto tem se expandido para beneficiar também os dependentes dos policiais, incluindo turmas infantis a partir de 4 anos.
Atualmente, o “Dojô de Ouro” conta com cerca de 124 alunos, demonstrando uma participação expressiva da comunidade militar e seus familiares. As aulas ocorrem nos períodos da manhã, tarde e aos sábados, proporcionando flexibilidade para a participação dos policiais. As turmas infantis, femininas e abertas para a comunidade seguem uma programação semanal que abrange modalidade de artes marciais, Jiu-Jitsu.
Desde o início do projeto, mais de 500 militares foram beneficiados direta ou indiretamente. As aulas contribuíram não apenas para o aprimoramento técnico dos participantes, mas também para a promoção da saúde, qualidade de vida e segurança, além do fortalecimento das relações interpessoais.