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Associação Brasileira de Shopping Centers destaca construção de empreendimento em Araguaína

Araguaína, cidade tocantinenses de 4.000 km² e apenas 62 anos de fundação, a serem completados em novembro, surpreende com seu desenvolvimento, que chama a atenção de grandes grupos empreendedores.  A cidade recebe nesta semana o anúncio oficial da implantação de seu primeiro shopping center de grande porte, o Shopping Lago Center.

 O projeto é desenvolvido pela ABL Prime, empresa com expertise no segmento e com grande destaque no mercado nacional, que se uniu a empresas locais de grande credibilidade: Grupo J. Demito; Rede de Supermercados Campelo; Concrenorte; Acácio Assessoria Contábil e Flavisi  Pecuária. O pool empreendedor investirá R$ 80 milhões no projeto que contará com mais 60 milhões de investimentos dos lojistas nas suas operações, perfazendo um investimento total de 140 milhões de reais.

 Considerada a capital econômica do Estado do Tocantins, a cidade é a segunda maior em densidade populacional e em PIB per capita, ficando atrás apenas de Palmas, capital do Estado. Apresenta taxa de crescimento populacional (2,89%) maior do que a média brasileira (1,17%) e que a estadual (1,8%). É também considerada capital regional no estado, pela influência que desempenha, na distribuição de bens e serviços, sobre outros municípios, incluindo cidades do Maranhão. Diretamente abrange 13 municípios, e indiretamente 34.  Por isso, além de seus 183.381 habitantes, sua área de influência conta com mais 212.403 residentes, o que resulta em uma população de quase 400 mil pessoas, com potencial de consumo e necessidades, que podem ser supridas pelo novo projeto. Dados do GEU – Grupo de Estudos Urbanos, que realizou pesquisa de mercado para dimensionamento do empreendimento.

 Mesmo com todos esses atributos, Araguaína ainda não possui nenhum shopping de grande porte, o que motivou o grupo empreendedor a desenvolver o projeto do Shopping Lago Center. O anúncio oficial do empreendimento foi feito nesta quarta-feira, 7 de outubro, com a apresentação de cartas de intenção de grandes marcas, como a rede de cinema Cinépolis, a rede de academias Blue Fit e C&A, além de marcas nacionais que já demonstraram interesse de participar do projeto, como Burger King, Riachuelo, Mc Donald’s, Madero, Ri Happy.

 A área de 60,4 mil metros quadrados em que será construído o Shopping Lago Center está posicionada na região sul da cidade, no polo de desenvolvimento urbano, às margens do Lago Azul, que tem se tornado um dos maiores cartões postais da cidade, região predominante composta por residências de classe média e média alta.

 Para atender a evolução do mercado, o empreendimento foi projetado para implantação em etapas, sempre alinhado às tendências do varejo. “Investimos em áreas mais abertas, lojas maiores, corredores mais largos. Preparamos também toda estrutura para os lojistas trabalharem com o varejo digital e investimos muito em lazer, experiência e gastronomia”, detalha diretor executivo da ABL Prime, Fernando Fonseca.

 Ele destaca também a importância da parceria com grupos locais. “Será uma união de forças, conhecimento do mercado local com a expertise da ABL Prime, que já desenvolveu mais de 100 projetos. Atualmente faz a gestão de 98 empreendimentos no país, dentre eles diversos shopping centers”.

 Terra de oportunidades

Segundo Fonseca, os dados de mercado apontam que Araguaína, por todos seus atributos, é uma das últimas cidades do seu porte, que ainda não possui um shopping center. Nossos estudos de mercado revelaram carência de um empreendimento que facilitasse e ampliasse as possibilidades de compra dos moradores,”, informou.

 Esse foi, inclusive, motivo para a aceitação de marcas nacionais que já assinaram a carta de intenções de abrir loja no empreendimento, cujas obras começarão em abril de 2021 e irá gerar 2100 vagas de trabalho, diretas e indiretas, só durante a construção. Outros três mil postos movimentarão a cidade com o início da operação, previsto para o primeiro semestre de 2023.

 Fernando Fonseca, lembra que a cidade, com localização estratégica, tem uma economia forte, ancorada na mineração e agronegócio, cada vez mais produtivo e profissionalizado, um dos mais fortes da região Norte do País. O município está integrado com todas as regiões do Brasil, por via terrestre, rodovias federais, estaduais e em breve também por ferrovia, com a conclusão do terminal intermodal da Ferrovia Norte-Sul. Araguaína tem o único aeroporto da região norte do Estado do Tocantins, com capacidade para receber aeronaves de grande porte.

FICHA TÉCNICA

Terreno: 60,3 mil m²

Área construída primeira etapa: 24,8 m²

Área Bruta Locável (ABL) primeira etapa: 17 mil m²

Lojas primeira etapa: 147, incluindo 3 âncoras e 7 megalojas

Cinemas: 5 salas de cinema

Estacionamento: 700 vagas

Investimento: R$ 140 milhões, sendo 80 milhões dos empreendedores e 60 milhões dos lojistas

Início da obra: abril de 2021

Previsão de entrega: abril de 2023

Empregos previstos: 2.100 vagas diretas e indiretas durante a obra e mais de 3.000 empregos diretos e indiretos durante a operação