Araguaina

Araguaína inclui curso técnico e pré-vestibular entre atividades que não devem ser presenciais

A Prefeitura de Araguaína publicou uma nova medida para diminuir a contaminação, óbitos e internações da covid-19 neste sábado, 20. O Decreto nº 021/21 altera o Decreto n°019/2021. O documento publicado no Diário Oficial do Município nº 2.265 e inclui a suspensão das atividades presenciais para cursinhos pré-vestibulares e cursos técnicos, tanto da rede pública quanto privada.

Continuam suspensas as atividades educacionais presenciais nas instituições de Ensino Superior, com a permissão apenas das aulas na modalidade remota. Além disso, os estágios supervisionados também estão suspensos, exceto para os alunos que estejam em internato e no último ano de graduação dos cursos da saúde.

As aulas do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino estão em modelo remoto por período indeterminado, mas a Prefeitura já está se organizando para a retomada das salas de aula, com previsão para 29 de março. Entre as ações está a testagem de todos os servidores da Educação para covid-19.

Testagem na Educação
Mais de 2.700 servidores da Rede Municipal de Ensino serão testados na próxima semana, de segunda a quarta-feira, nos dias 22 a 24, nos períodos da manhã e tarde, nas escolas Casemiro Soares e William Castelo Branco. O objetivo é descobrir quais servidores que contraíram a covid-19 e não tiveram diagnóstico positivo.

Mais atendimento
A partir de segunda-feira, 22, Araguaína contará com mais uma unidade básica referência para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de covid-19. A unidade básica de saúde Dr. Raimundo Gomes Marinho fica no Setor Maracanã.

Além da unidade, a população de Araguaína também pode buscar atendimento em caso de suspeita de covid nas unidades Albeny Soares (Setor Couto) e José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito). O hospital Municipal de Campanha localizado no Jardim das Flores continua atendendo casos de urgência e emergência

Vacinação
A Prefeitura de Araguaína segue vacinando a população em ritmo acelerado. Das 9.630 recebidas para primeira aplicação, somente 265 delas ainda não tinham sido usadas até o último vacinômetro publicado, nessa sexta, 19.

Já para a segunda dose, aplicada após 28 a 90 dias, dependendo do manual do fabricante, foram recebidas 4.670 e aplicadas 3.190. Para solucionar a falta de vacina, o prefeito Wagner Rodrigues aderiu ao consórcio gerenciado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e segue tentando negociar diretamente com os laboratórios.

Nas feiras
A Prefeitura está ampliando o espaço das feiras para outras ruas para que as barracas tenham maior distanciamento. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras tanto pelos feirantes quanto pelos visitantes, observando os cuidados com o manuseio e posicionamento correto no rosto e manter o hábito da limpeza constante das mãos com álcool 70% também precisa ser observado.

Também não pode haver, entre os feirantes e clientes, pessoas com idade a partir de 60 anos ou com sintomas de gripe ou resfriado.

Megaoperação
Está sendo realizada uma megaoperação para fiscalizar o cumprimento das medidas contra a covid-19 em Araguaína. A ação, que conta com 12 instituições municipais e estaduais, iniciou nessa quinta-feira, 18, e segue até este sábado, 20. Com número maior de equipes, o objetivo é conseguir percorrer todos os setores do Município em várias frentes simultâneas. O município disponibilizou 70 fiscais para o combate ao coronavírus.

Outra atividade municipal para evitar novas contaminações e mortes é a fiscalização em campos de futebol, já que a prática de esportes com contato está suspensa. Nessa sexta-feira, 19, as equipes da Prefeitura retiraram as traves de sete campos onde foram registradas aglomerações.

Como denunciar
Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: (63) 3411.5640 / (63) 99949.5394 / (63) 99972.6133.