Araguaina

Araguaína contará com Gabinete de Gestão Integrada

Araguaína deu mais um passo para implantação do plano e sistema de segurança pública, na manhã desta quarta-feira, 29. O prefeito Ronaldo Dimas realizou, em seu gabinete, a primeira reunião com representantes de várias instituições públicas para discutir a implantação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

A ação faz parte do convênio firmado com a Organização da Sociedade Civil Brasileira Comunitas, por meio do Programa Juntos. O objetivo do GGI é reunir mensalmente representantes das forças com poder de polícia, poder judiciário, entidades, instituições de ensino, secretarias municipais e estaduais para o planejamento conjunto da segurança pública.

“A união é fundamental para enfrentar problemas no Município de forma mais efetiva”, destacou o prefeito. Desta reunião já surgiram demandas e propostas de integração, como o uso de rádios com frequência digital, que é criptografada, para comunicação direta e segura entre os participantes do GGI. O equipamento moderno é um dos itens programados para Guarda Municipal.

Primeira reunião
Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Ronaldo Dimas; a delegada da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), Ana Varjal; comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, coronel Valdeone Dias da Silva, delegado da Polícia Federal (PF), Vitor Cardoso; inspetor da Policia Rodoviária Federal (PRF), Roberto Mendes; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Araguaína, José Quezado; representantes dos dois polos do Conselho Tutelar de Araguaína, Adriana Moraes e Fabiane Mendes; professor da Universidade Federal do Tocantins, Dimas Batista; secretário municipal de Educação, José da Guia; secretário municipal de Governo, Gideon Soares;

Também o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Júnior Marzola; secretaria municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Fernanda Ribeiro; secretário executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Sandro Cardoso;  procurador municipal, Gustavo Fidalgo; secretário da Infraestrutura, Simão Moura; diretor-presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito, Fabio Astolfi; presidente do Instituto Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Edimones de Jesus Matos da Silva; e o consultor Alex Brandão, do Instituto Cidade Segura.

Sistemas de segurança
Os esforços fazem parte para elaboração do plano municipal de segurança. O primeiro passo já foi dado com a criação da Guarda Municipal, que tem prova do concurso público para março e deve estar em operação até o final deste ano.  Outro projeto é o sistema de videomonitoramento, que atualmente faz parte do Projeto Araguaína Conectada.

Melhoria dos serviços públicos
A parceria com a Comunitas começou em agosto deste ano, a custo zero para o Município. A instituição tem como objetivo contribuir para a melhoria dos serviços públicos com desenvolvidos de projetos que buscam o equilíbrio sustentável das contas e ações estratégicas nas áreas de saneamento básico e segurança pública.