CIDADES Política

Apae de Nova Olinda tem sistema de energia solar instalado com emenda do deputado Issam Saado

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Olinda é a pioneira no Tocantins no uso da energia renovável em seu prédio. Com emenda de R$50.000,00 mil do deputado estadual Issam Saado (PV), a instalação do sistema de energia solar já está em funcionamento.

“É a realização de um sonho para aquelas famílias. A Apae de Nova Olinda é pioneira, mas o desejo é de que todas as Apaes do Estado sejam exemplo no uso de energia limpa e economicidade”, afirma o autor da emenda parlamentar.

Esse momento marca o início de uma proposta que irá mudar a realidade das famílias atendidas pela Apae. Com a economia gerada pelo uso da energia solar, a administração da Apae poderá investir mais recursos em outros atendimentos de extrema necessidade para seus alunos, além de melhorar a qualidade desse atendimento.

“Há algum tempo as placas solares eram inacessíveis, hoje já se vê em todo local. E essa proposta tem a Apae Nova Olinda como precursora de uma ideia que eu acredito que fará um bem enorme para a sociedade. O Estado é propício para gerar esse tipo de energia sustentável e nós devemos investir nisso”, afirmou o parlamentar autor da emenda.

O deputado estadual Issam Saado é um incentivador do uso da energia solar. Ele também é autor da Lei nº 3.675, de 26 de maio de 2020, que dispõe que o Executivo preveja a instalação de sistema de energia solar em projetos de novas edificações, reformas e obras de manutenção de prédios públicos.

Reconhecimento

Mãe de aluna e colaboradora da Apae de Nova Olinda, a professora Maria José Gomes afirma que “o respeito pelo trabalho e a atenção do deputado Issam Saado para com a Apae é importantíssimo. Ele sempre esteve presente nas nossas lutas e dificuldades e eu só tenho a agradecer pela dedicação, empenho e compromisso conosco”, agradece.

O projeto inicial para aquisição das placas foi apresentado na gestão da Subtenente Eliane Gomes e o recurso destinado no rol de emendas de 2019. O atual gestor, o presidente Ageu Aguiar Arruda, declara que o sentimento é de verdadeira gratidão em nome de toda a Apae de Nova Olinda.

“Nós agradecemos pela sensibilidade com a causa, pela emenda parlamentar para que implantássemos esse sistema. Ele vai trazer uma grande economia para nossa instituição, incalculável, já que a Apae sobrevive de doação e a nossa conta de energia chegava a R$2 mil reais. Portanto, teremos essa economia com a instalação do sistema. Vai melhorar com certeza a qualidade no atendimento dos nossos alunos, pois vamos poder usar os ares-condicionados sem ter aquela preocupação com a conta no final do mês”, disse o presidente.

O gestor ainda destacou a contribuição ao meio ambiente trazida com o uso do sistema e que a comunidade de Nova Olinda recebeu com muita alegria essa conquista para Apae. “A causa da Apae é uma causa de todos nós, ela é coletiva. Que Deus possa iluminar esse deputado municipalista, preocupado com o social e atuante em todo o Estado”, finalizou.