Araguaina

Alunos da rede municipal de educação participam de oficinas de teatro com bonecos

Alunos de quatro escolas municipais estão participando de um trabalho cultural que oferece oficinas de teatro de bonecos a estudantes do ensino fundamental. As aulas são destinadas a 60 crianças com idade entre 8 e 11 anos, com a confecção dos bonecos, aulas de manipulação e de dramaturgia desenvolvidas com produção do diretor de teatro, Wilamas Ferreira, participação do grupo de teatro e dança, Ciganu’s e com recursos da Lei Aldir Blanc.

“As aulas de teatro com bonecos são desenvolvidas a partir da realidade dos alunos do ensino fundamental, o objetivo é estimular a capacidade de expressão dos alunos, relacionamento e imaginação. Esse processo é importante para que possamos trabalhar a discussão sobre os direitos essenciais de cidadãos que eles estão se tornado e através dos bonecos, a mensagem pode ser melhor alcançada”, explica o coordenador do projeto e diretor de teatro, Wilamas Ferreira.

Multiplicadores
O projeto intitulado “O Universo Mágico do Teatro de Bonecos para a Construção da Cidadania” teve início com os alunos da Escola Municipal Joaquim Sabino, no Setor Lago Azul IV, garantindo também o cumprimento dos protocolos de segurança contra a covid-19. Juntamente com os alunos, quatro monitores de artes das escolas também irão participar das oficinas, possibilitando a continuidade e multiplicando o trabalho nas unidades escolares.

Durante as oficinas que tem duração de 8 dias, os profissionais do grupo de teatro trabalham desde a confecção dos bonecos, até a manipulação e construção dos textos das peças teatrais. A ação, também tem a intenção de garantir uma fonte de renda aos artistas durante a pandemia de covid-19.

A programação de oficinas segue até o dia 15 de dezembro, contemplando além da Escola Municipal Joaquim Sabino, no setor Lago Azul IV, a Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, Jardim das Flores, Escola Municipal William Castelo Branco, Parque Sonhos Dourados e Escola Municipal Dr. Simão Lutz, no setor Araguaína Sul.