CIDADES

Adapec apreende 121 mudas de citrus irregulares em Araguatins

Após denúncia anônima, uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) localizou um viveiro que estava comercializando mudas de citrus sem autorização, nessa segunda-feira, 9, no município de Araguatins. As plantas não tinham nota fiscal e documentos sanitários que comprovassem a origem e a condição sanitária. Em razão disso, foram apreendidas e destruídas no aterro sanitário 121 das espécies: mexerica ponkan, limão-taiti e laranja-pera. O empresário foi multado em R$ 3,6 mil.

De acordo com a supervisora técnica da área vegetal, Érica de Mendonça, a empresa vende mudas ornamentais, mas não poderia comercializar frutíferas sem o devido cadastro e o cumprimento das exigências conforme prevê a legislação. “O Tocantins é livre de algumas doenças dos citrus, o comércio clandestino põe em risco a citricultura do Estado, pois as plantas podem estar contaminadas de doenças e pragas que não existem aqui, e isso resultaria em grande impacto econômico para todos os produtores rurais dessa cultura”, alertou.

Orientações

Agência tem feito orientações de forma rotineira para conscientizar os produtores rurais, lojistas e empresários sobre os riscos de adquirirem mudas ou sementes clandestinas, uma vez que são os principais veículos de propagações de doenças e pragas. Os estabelecimentos para comercializarem esses materiais devem estar cadastrados, ter as documentações exigidas, que comprovam a sua origem e idoneidade, entre outros.

Para tirar dúvidas, receber denúncias ou reclamações das áreas animal e vegetal, a Adapec disponibiliza o Disque Defesa pelo contato 0800 63 11 22.