CIDADES

22º Batalhão de Infantaria completa 24 anos de história

O 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) do Exército realizará solenidade em comemoração ao seu 24º aniversário de criação na próxima sexta-feira, 25, às 09:00 horas.

A formatura alusiva à data contará com a presença de autoridades civis, militares, familiares, ex-integrantes e representações de escolas. Durante o evento, será realizada a entrega de Diplomas de Praça mais Distinta, Melhor Atirador Combatente, Melhor Aptidão Física e Soldados Destaques das Subunidades. Também serão entregues Diplomas de Amigo do 22º BI para autoridades e cidadãos tocantinenses que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à Organização Militar (OM).

O Batalhão foi criado por meio da Portaria Ministerial de Nr 077, de 27 de outubro de 1995, diretamente subordinado ao Comando Militar do Planalto (CMP), com sede em Brasília-DF, e ativado na cidade de Palmas a partir de 2 de janeiro de 1998.

A partir de 23 de abril de 2002, o 22º BI passou a ser subordinado a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), com sede em Cristalina, Goiás.

A Portaria Nr 527, do Comandante do Exército, de 11 de julho de 2005, concedeu-lhe a denominação histórica de Batalhão Tocantins. Com isso, o 22º BI é a única organização militar do Exército Brasileiro que possui o Estado que lhe acolheu como nome histórico.

A fim de possibilitar ao Comando da 3ª Bda Inf Mtz contribuir com o CMP e o Exército Brasileiro para a garantia da Soberania Nacional, dos Poderes Constitucionais, da Lei e da Ordem e para cooperar com o desenvolvimento nacional e o bem estar social, o 22º BI tem como missão “manter-se em permanente estado de prontidão, apto a ser empregado como Força de Atuação Estratégica”.

A OM tem como visão de futuro ser uma Unidade dotada de capacidades operativas e de competências organizacionais e individuais, alcançadas até 2022, que possibilite o seu emprego a qualquer momento e destacar-se como Unidade de Infantaria Mecanizada no âmbito do Comando Militar do Planalto.

Suas ações tem como valores a liderança, o patriotismo, o civismo, a fé na missão do Exército, o amor à profissão, o espírito de corpo, o aprimoramento técnico-profissional, a coragem e a valorização do ser humano.

Nos anos 2010, 2014 e 2016, enviou militares para a Missão de Paz no Haiti.

Em Brasília, capital federal, participou das operações de Segurança da Copa das Confederações em

2013 e da Copa do Mundo de Futebol em 2014.

Em 2015, enviou duas Subunidades para integrarem a Força de Pacificação no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, capital.

Em julho de 2016, duzentos e quarenta militares deslocaram-se para Brasília, para realizar a segurança das Olimpíadas.

O Batalhão Tocantins integra a Força Planalto (FORPLAN), tropa de elite Comando Militar do Planalto, com atuações em operações de repercussão nacional e internacional.

O 22º BI está perfeitamente integrado ao estado do Tocantins. Em conjunto com os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, participa ativamente para atender as demandas da sociedade Tocantinense, com destaque para as ações de caráter cívico-social, segurança das eleições nas aldeias indígenas, campanhas de conscientização e combate ao Aedes Aegypti, e a interação com os estabelecimentos de ensino superior e escolas públicas e particulares.

Nos meses de setembro e outubro deste ano, atuou na Operação Verde Brasil, do Ministério da Defesa, no combate a focos de incêndio e na fiscalização e conscientização ambiental, em conjunto com diversas agências federais, estaduais e municipais.