AÇÃO POLICIAL

2° Batalhão da Polícia Militar realiza solenidade em comemoração aos 60 anos da Unidade

Na sexta-feira, 12, o 2º Batalhão da Polícia Militar realizou uma solenidade alusiva aos 60 anos de conquistas e história da Unidade, denominada Batalhão Araguaia. A solenidade realizada no Quartel do 2º BPM contou com a presença do subcomandante do Comando do Policiamento do Interior (CPI), tenente-coronel Sólis de Araújo Souza, representando o comandante-geral da PMTO, coronel Julio Manoel da Silva Neto, Deputado Estadual Elenil da Penha, Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, além de outras autoridades civis e militares de Araguaína.

A solenidade alusiva aos 60 anos do 2º BPM foi marcada por homenagens por meio de entrega de certificados e comendas. Os representantes de instituições públicas e privadas que apoiam ou contribuem com projetos e ações sociais do batalhão receberam o título de “Guardião Amigo”. Os militares da ativa, representados por membros das companhias operacionais, forças especializadas, seções administrativas e Colégio Militar, receberam o título de “Guardião Araguaia” em reconhecimento ao trabalho prestado no serviço operacional e administrativo. Os ex-comandantes da unidade também foram homenageados com o título “Comandante Araguaia”, pelo legado que deixaram na construção da identidade institucional do 2º BPM ao longo desses 60 anos.

Outro momento marcante na cerimônia foi a homenagem realizada aos militares da reserva. Representantes da primeira turma do Curso de Soldados, formada em 1989 no Batalhão Araguaia, compareceram à solenidade e foram homenageados com o título Guardião Eterno. Esse mesmo título foi também destinado aos demais militares da reserva que se fizeram presentes no evento. Eles receberam comenda personalizada das mãos de convidados da tribuna de honra. Aos familiares dos militares falecidos, o 2º BPM prestou homenagens póstumas, demonstrando gratidão pela contribuição desses valorosos profissionais.

O policial militar da reserva e atual vereador na cidade de Araguaína, Jorge Carneiro, em sua fala, enfatizou a gratidão por ter sido homenageado juntamente com os demais militares da reserva e destacou a importância do 2º BPM como instituição forte e que vem ano a ano crescendo em qualidade de atendimento à comunidade.

Em sua fala, o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Valdeonne Dias da Silva, agradeceu a todos os presentes na solenidade, enfatizou o trabalho de construção física e institucional que todos os militares vieram prestando ano a ano em prol do 2º BPM, e destacou ainda que os resultados em segurança pública obtidos hoje pela unidade são frutos de um trabalho feito por uma tropa comprometida e disciplinada, pilares conservados pela cultura interna do batalhão há 60 anos.

O subcomandante do CPI, tenente-coronel Sólis, ao fazer uso da palavra, parabenizou a todos os policiais militares do Batalhão pela dedicação e empenho prestados. Agradeceu ainda ao apoio de todos os parceiros, instituições públicas e privadas da região, que tem apoiado a Polícia Militar na missão de segurança pública com qualidade, tanto em Araguaína como nos demais municípios atendidos pela unidade militar. O oficial expressou sua gratidão por ter trabalhado no Batalhão Araguaia, onde viveu e conviveu com uma tropa que faz a diferença em Araguaína e região, pelo comprometimento de melhor servir à comunidade.

Como ato final da cerimônia, composto por policiais militares e estudantes dos colégios militares de Araguaína, o batalhão desfilou em continência ao subcomandante do CPI, tenente-coronel Sólis, e em homenagem aos 60 anos de história e conquistas do Batalhão Araguaia.